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Perguntas Frequentes Gerais

Contratação

Necessita de apresentar os seguintes documentos:

  • Impresso “Pedido ligação à rede pública de abastecimento de água”
  • Título válido para ocupação do imóvel (ex. contrato de arrendamento inscrito no portal da Autoridade Tributária (caso aplicável), caderneta predial urbana atualizada ou alvará de construção (no caso de obras))
  • Documento de identificação
  • Certidão Permanente (quando aplicável)
  • Morada para envio de faturas e correspondência
  • Contactos de telefone e de e-mail
  • Planta de localização à escala 1/2000 (no caso de obras)

Pedido de ligação – alteração de titular:

Para situações em que a instalação já possui um contador associado e deseja alterar a titularidade, além dos documentos acima mencionados, é necessário indicar o número do contador associado à instalação e a respetiva leitura a qual poderá ser recebida através do envio de uma foto do próprio contador.

Pedido ligação rede pública de abastecimento de água

Quando um contrato é rescindido, a Águas de Ourém precisa de se deslocar ao local de consumo para fechar a água. É necessário que a empresa tenha acesso direto ao contador.

Na impossibilidade de acesso ao contador do local de consumo, o titular do contrato continuará responsável pelos encargos entretanto decorrentes e a rescisão do contrato não poderá ser efetuada. 

Para atualizar os dados do contrato, dirija-se à nossa loja de Águas de Ourém (atendimento ao público):Para atualizar os dados do contrato, dirija-se a uma das lojas da Be Water:

Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 66 D – Loja A
2490-548 Ourém
Horário de Atendimento: Dias úteis das 9h00 às 16h00

Pode rescindir o seu contrato na loja de atendimento ao público da Águas de Ourém.
Para a rescisão, certifique-se de que tem consigo os seguintes elementos: 

  • Leitura do contador; 
  • Identificação do titular do contrato; 
  • Morada para envio da última fatura;
  • No caso de se tratar de uma moradia, é necessário o comprovativo de imóvel desabitado (por exemplo, comprovativo rescisão da eletricidade). 
Formulário

Nota: É necessário liquidar quaisquer dívidas associadas ao titular antes de rescindir o contrato.

Para efetuar a leitura do seu contador, não deve fazer a diferença entre a leitura anterior e a atual, mas sim informar a totalidade do consumo conforme indicado no contador. 

É importante comunicar apenas os dígitos a preto/branco relativos aos metros cúbicos, e não os algarismos à direita (vermelho/branco) que correspondem aos litros.  

Poderá apresentar uma foto do próprio contador.

Tarifário Águas de Valongo

O contrato pode ser celebrado pelo titular ou por terceira pessoa, desde que acompanhada por uma autorização assinada pelo titular e pelo documento de identificação do mesmo. 

Um novo contrato não tem custos associados.

Nota: É necessário liquidar quaisquer dívidas associadas ao novo titular antes de celebrar um novo contrato.

Pagamentos e Faturação

O preço fixo de água é o valor aplicado em função do calibre do contador instalado e expresso em euros por cada 30 dias, durante o qual o serviço se encontra disponibilizado ao utilizador final, visando remunerar a entidade gestora por custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção dos sistemas necessários à prestação do serviço.

Nos termos da legislação em vigor, a faturação é mensal.

Para alterar a conta através da qual as suas faturas estão a ser pagas, pode utilizar os seguintes canais:

  • Na loja de atendimento ao público.

O prazo de pagamento (data de vencimento) da fatura vem especificado em todas as faturas.

Nota: O pagamento das faturas dentro do prazo evita o acréscimo de custos.

Se não pagar a sua fatura dentro do prazo, ao valor desta acrescem o valor dos juros por atraso de pagamento e encargos relativos ao envio do aviso de corte (custos administrativos e portes de correio). 

Se não pagar a fatura e o aviso de corte, o abastecimento será interrompido. O pagamento dos valores em dívida, acrescidos do custo do Restabelecimento do serviço, só poderá ser efetuado na loja de atendimento da Águas de Ourém. 

O pagamento do documento após a data-limite, pode ser efetuado na nossa loja de atendimento ao público.

O nosso sistema informático dispõe atualmente do serviço “encontro de contas”, com o objetivo de facilitar os pagamentos, proporcionando maior comodidade aos utilizadores, por conseguinte, se à data de emissão de um qualquer documento/fatura, o documento referente ao mês imediatamente anterior, ainda se encontrar por regularizar ou eventualmente pago em duplicado, o documento vai conter duas opções de pagamento:

  • Para pagar este saldo;
  • Para pagar esta fatura.

Estão disponíveis as seguintes formas de pagamento: 

  • Balcão de atendimento ao público da Águas de Ourém; 
  • Débito Direto (no caso de pagamento por transferência bancária, o cliente recebe a fatura com cerca de 15 dias de antecedência relativamente à data do débito em conta); 
  • ATM/Multibanco  
  • Payshop 
  • Lojas e Postos CTT 
  • Cheque ou Vale Postal

O pagamento da(s) fatura(s) em prestações dependerá sempre de uma avaliação prévia da Águas de Ourém.

O titular do contrato ou o seu representante legal poderá apresentar o seu pedido na nossa loja de atendimento ao público.

Importante: Em caso de ser aprovado um plano de pagamento em prestações, o valor da primeira parcela deverá ser pago no momento da celebração do acordo.

Para alterar ou atualizar os seus contactos, contacte-nos via Linha de Apoio ao Cliente ou na nossa loja de atendimento ao público.

Para alterar a forma através da qual faz o pagamento das suas faturas: 

  • Preencha o formulário “Alterar Faturação e Pagamentos”.  
  • Desloque-se a uma das lojas da Águas de Valongo. 
  • Formulário para Alterar Faturação e Pagamentos 
Alterar Faturação e Pagamentos

Para receber a Fatura Eletrónica:   

  • Preencha o formulário “Adesão Fatura Eletrónica” disponível no website; 
  • Visite a loja de atendimento ao público da Águas de Ourém;
  • No nosso Balcão Digital.

Para receber a Fatura em Papel:  

  • Visite a loja de atendimento ao público da Águas de Ourém;
  • No nosso Balcão Digital.

Leituras

Para comunicar a leitura do seu contador, não deve fazer a diferença entre a leitura anterior e a atual, mas sim informar a totalidade do consumo conforme indicado no contador. 

Nos meses em que há deslocação de um colaborador da Águas de Ourém, e para fazer cumprir o disposto no art.º 67.º do Decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de agosto, prevalece a leitura por ele registada. 

As leituras são sequenciais e a unidade de medida é o m³. 

Atualmente, a comunicação de leituras só pode ser efetuada através: 

  • Balcão Digital: Disponível 24h/dia, 365 dias/ano. 
  • Telefone: 800 100 126 (chamada gratuita) 

Em caso de dificuldade, contacte-nos. Estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas. 

Para a sua leitura ser refletida no processo de faturação, deve comunicá-la na data exata indicada na sua fatura. Se comunicar depois desta data, a leitura só será considerada no próximo processo de faturação, desde que não haja uma leitura registada pela Águas de Ourém.

Como ler a sua fatura? 

A leitura que enviou pode não ter sido considerada na fatura pelos seguintes motivos:  

  1. A leitura foi comunicada fora do prazo indicado na fatura.  
  2. Quando existem leituras comunicadas pelo cliente e pela Águas de Ourém, é considerada a leitura registada pelo colaborador da empresa na data em que foi efetuada.  
  3. É importante comunicar apenas os dígitos a preto/branco relativos aos metros cúbicos, e não os algarismos à direita (vermelho/branco) que correspondem aos litros.  
  4. Poderá ter comunicado a leitura associada a um número de cliente incorreto. Confirme o número de cliente correto no canto superior esquerdo da sua fatura. 

Para a sua leitura ser considerada no processo de faturação, siga estas orientações: 

  • Registe a leitura na data exata indicada na sua fatura. 
  • Comunique os dígitos apenas à esquerda da vírgula, ou seja, os metros cúbicos. 
  • Pode comunicar a leitura através do Balcão Digital ou através da Linha Telefónica para Comunicação de Leituras 800 100 126 (chamada gratuita). 

O cliente pode sempre comunicar a leitura do seu contador, dentro do período mencionado na fatura, através da linha de apoio ao cliente 800 100 126 ou através do Balcão Digital, sendo a faturação efetuada com a leitura que nos foi comunicada. Nos meses em que existe leitura real por parte da empresa, é essa a que prevalece para efeitos de faturação. 

Quando se verifica que o consumo de água é elevado para além do consumo normal, é importante verificar se este é devido a um consumo real ou a existência de fuga na rede predial. 

Para despistar a existência de eventual fuga aconselha-se a, em período noturno, pois causará menos incómodo, fechar todas as torneiras, anotar a leitura e na manhã seguinte, antes de utilizar o serviço, verificar se o contador registou consumo. Se sim, então provavelmente poderá estar perante uma situação de fuga na rede interior, pelo que se aconselha proceder à sua deteção e consequente reparação. 

Em situações de comprovada rotura na rede predial, poderá solicitar o Tarifário “Roturas na rede predial”, para as situações, que não resultem de negligência e/ou manutenção insuficiente e carece de verificação técnica da Águas de Ourém, antes ou durante a reparação da rotura. Limita-se a uma aplicação anual, com um intervalo mínimo de 365 dias.

Link Tarifário

Tarifários

O valor cobrado pelo consumo de água reflete-se na sua fatura mensal sendo este calculado com base nos metros cúbicos consumidos. Este valor é indicado na secção correspondente à água na sua fatura.

Além dos custos de água, a sua fatura pode incluir outras tarifas, como custos associados aos resíduos sólidos urbanos e/ou saneamento ou outras taxas legais aplicáveis. Estas tarifas são discriminadas detalhadamente na sua fatura para total transparência.

Qualidade da Água

Caso pretenda efetuar análises de água contacte o serviço de qualidade de água da Be Water - Águas de Ourém através dos seguintes contactos, para que lhe seja enviado um orçamento para o efeito:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional) ou

E-mail qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt,.

A água destinada ao consumo humano distribuída, pela Be Water, S.A. - Águas de Ourém, apresenta uma excelente qualidade.

O controlo da qualidade da água é realizado através de um conjunto de ações de avaliação da qualidade da água realizadas com carácter regular, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, estabelece o regime da qualidade da água destinada a consumo humano.

Para isso, utilizamos processos técnicos muito rigorosos, nomeadamente a realização de análises de água em laboratório acreditado externo considerado apto pela ERSAR e com procedimentos de gestão da qualidade implementados.

O controlo da qualidade da água inclui a análise de mais de 50 tipos de parâmetros, entre eles parâmetros microrganismos, físico-químicos substâncias indesejáveis e/ou tóxicas (como por exemplo nitratos, pesticidas e metais).

Este controlo é efetuado desde a origem (pontos de entrega em alta e captações), após a etapa de tratamento, reservatórios, condutas, até aos locais de consumo, nomeadamente torneira dos consumidores e de acordo com os requisitos legislados, aprovados e inspecionados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Pode beber água da torneira com toda a confiança.

O controlo da qualidade da água é realizado através de processos técnicos muito rigorosos, nomeadamente a realização de análises em laboratório acreditado externo de reconhecida competência a nível nacional, com procedimentos de gestão da qualidade implementados. Todas as amostras são colhidas por técnicos certificados e enviadas para laboratório considerado apto pelo ERSAR.

Quais os parâmetros determinados?

As análises são realizadas em laboratório acreditado, qualificado para efetuar as determinações previstas na legislação, nomeadamente um conjunto de parâmetros agrupados da seguinte forma em função da sua frequência de determinação:

  • Controlo de Rotina 1
  • Controlo de Rotina 2
  • Controlo de Inspeção

Os grupos referidos são constituídos por:

  • Parâmetros microbiológicos- Indicadores de contaminação microbiológica da água. O incumprimento dos limites estabelecidos pode ocasionar riscos para a saúde.
  • Parâmetros físico-químicos– A contaminação físico-química geralmente chega aos meios aquáticos através das atividades industriais, agrícolas, águas residuais urbanas não tratadas, etc.

Estes parâmetros identificam:

  • Características organoléticas– Turvação, sabor, etc.
  • Composição físico-química– Temperatura, pH, etc.
  • Substâncias indesejáveis– Ferro, Nitratos, etc.
  • Substâncias tóxicas– Chumbo, Crómio, Mercúrio, etc.
  • Radioatividade– Geralmente este tipo de contaminação deve-se à radioatividade natural e é restrita a determinados tipos de formações geológicas.

A água é um produto alimentar, mesmo no congelador a sua qualidade pode alterar. Regularmente faça novos cubos de gelo com água fresca.

A água da torneira é uma água equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde. Ela é livre de impurezas, não precisa ser filtrada e é própria para consumo humano. Não há necessidade de equipamento doméstico para o tratamento da água.

A dureza da água está relacionada com a presença de Cálcio e Magnésio. O grau da dureza é verificado pela concentração de carbonato de cálcio na água.

As águas são vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:

Dureza

Água muito doces ou macias
Água Moderadamente Dura
Água duras
Água muito duras

CaCO3

0 a 60 mg/L
60 a 120 mg/L
120 a 180 mg/L
>180 mg/L

Os níveis de dureza da água de abastecimento distribuída pela Águas de Ourém, atingem valores de ordem dos 31mg/L (Valores do PCQA de 2023), com a classificação de “muito doce ou muito macia”.

Para programar a sua máquina de lavar louça ou roupa deve ter em conta as características indicadas na tabela que a acompanha. De uma forma geral, considera-se água dura a que necessita de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que, quando aquecida, forma incrustações em caldeiras e outros materiais. A dureza da água, quando elevada, conduz à formação de depósitos incómodos.

Sempre que detetar alguma anomalia na cor, no sabor, cheiro ou aspeto da água da rede pública, deverá contactar a Águas de Ourém, através dos contactos abaixo.

Convém saber que o cloro é um agente desinfetante utilizado no tratamento da água para consumo público, em pequenas quantidades que não são prejudiciais à saúde humana, que visa eliminar os microrganismos nocivos (bactérias) à saúde, e evitar doenças. Se o cheiro a cloro for detetável poderá colocar a água da torneira num recipiente em vidro e aguardar uns minutos ou armazenar o mesmo no frigorífico durante um período não superior a 24 horas, ou adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber. São medidas simples e fáceis, habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável, dado que o cloro se evapora facilmente. Contudo e se apesar destas medidas o cheiro ainda permanecer muito forte, não hesite em entrar em contacto connosco.

Contactos:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), ou

E-mail: qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.

O aspeto leitoso verificado deve-se à presença de pequenas bolhas de ar dissolvidas na água. Sempre que ocorre alterações de pressão ou da temperatura da água, a solubilidade do ar na água diminui, provocando a formação de pequenas bolhas de ar que, sob radiação luminosa, toma o aspeto leitoso. No entanto, este fenómeno desaparece rapidamente e a água retoma o seu aspeto normal, ou seja, clara e transparente.

Esta reação não tem qualquer influência na qualidade da água e consequentemente na saúde dos Utilizadores.

Os proprietários dos imóveis são responsáveis por manter a instalação interior de canalização de água em perfeitas condições, de modo a evitar alterações da qualidade da água desde o ponto de entrega (contador) até a torneira (dentro de casa). A idade, os materiais e o estado de conservação das canalizações, de cisternas e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. Recomenda-se a substituição da rede predial de canalização em ferro fundido ou em chumbo de modo a reduzir ao mínimo os teores de metais na água.

Durante períodos prolongados de ausência de consumo, pode ocorrer alterações na qualidade da água estagnada na tubagem devido à perda de desinfetante residual e ao contacto com os materiais da rede predial, fomentando o crescimento de microrganismos e induzindo o aparecimento de gosto e cheiro na água. Nestes casos, recomenda-se a realização de descarga da água estagnada antes do seu consumo.

Se a habitação possuir um reservatório ou cisterna, deverá ter os seguintes cuidados:

  • A instalação deve encontrar-se em local de fácil acesso, limpo e arejado;
  • Deve possuir tampa adequada ou estar devidamente protegido(a);
  • Realizar pelo menos, anualmente, uma limpeza e desinfeção.

A Águas de Ourém tem uma equipa técnica habilitada para a realização desta atividade com equipamentos e materiais adequados para contacto com água potável.

Contacte-nos através dos contactos abaixo, caso pretenda conhecer as condições dos nossos serviços:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional) ou

E-mail qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt

Balcão Digital

Utilização simples e intuitiva.
Maior comodidade e rapidez no acesso aos serviços prestados.
Visualização de todos os contratos associados à sua conta cliente.
Comunicação de leituras facilitada.
Emissão de alertas para o período ideal de comunicação de leituras.
Histórico de consumos e médias da conta cliente disponíveis.

Grátis: este serviço é totalmente gratuito.
De rápida consulta e fácil organização: toda a informação fica organizada e centralizada, aceda em qualquer lugar.